Uma Manhã no Oftalmologista com Montebello
O colírio dilatou a minha alma
Aqui é Montebello, apresejtador do Tudo Me Incomoda, o programa matutino que só existe na minha cabeça.
Hoje vamps tentat algo novo?
Um poer sem artificios, sem imagens, só texto.
A twist? Estou no oftalmolofista com a pupila dilatada duas vezws
TUDO ESTÁ BRIKHANSO! QUE LINDO. Cada letra é uma irmã do Chico Bento. Uma estrelinha radiante que brikha e brikha e brilha.
Eu digito muito errado pelo celular, mesmo quando estou enxergado pergeitamente e esse texti será postado swm revisões. No máximo o corretor do celulae dá uma atrumada conforme escrevo, mas não tenho certeza se ele está corrigindo da foema correta, ja que não consigo enxergar direito.
Estou em uma sala de espera em uma clínica de estilo brutalista. Ontem estive em outra clínica e sofri um atentqdo. Apertei o que acrwditava ser um dispenser de alcool em gel, mas revebi uma substância líquida e viscosa. O cheiro ascwndeu às minhas narinas. Era VINAGRE. VINAGRE NO LUGAR DO ÁLCOOL EM GEL. Eu detesto o cheiro de finagre.
Corri ao banheiro para lavar aa mãos mas o cheiro permaneceu.
Na clínica de hoje, tudo está indo bem. As poltronas são de concreto embutidas na parwde, com grandes e confortaveis almofadaa que cobrem os assentos e apoio para costas completamente. Luz natural enttaa por um poliedro convexo de concreto no teto. Sinto um aroma suave de amêndoas e baunilha: sou eu. Estou usando a fragrâncias Pi da Givenchy. Ana Maria Braga fala em uma TV na parede.
Eu amo a Ana Maria Braga, apesar de nunca assistir a seu programa. O tema por enquanto é a violência no rio mas é muito pesaso para mim. Hije me reservo ao direito de me alienar e não prestar atenção.
Em frente a mim, através da pequena sala, há uma garota que fica encarando vezes a mim, vezes a meu pai. Vou oerguntar p mae depa se ela não a ensinou que usso é feio! Mentiea, não vou.
Meu pai está ao meu lado e mudoi de poltrona para ver os quadros que estavam atraa dele. “Ai que feio,” ele diase. Sao aqiarelas semi abstrataa, 3 quadeos, todos do mesmo estilo mostrando um cortador de cana. A maia oura essencia de piracicaba.
Perai, a moça me chamou para um exame. Encostando o queixo e testa em uma moldura, como se meu rosto fosse uma obra de arte, sou trabsportado para longe do brutalisno da clinica. Vislumbrando um portal para outrp mundo, uma estrada se estende diante de mim. Um balão paira alguns centímetros sobre a estrada. Aonredo, um deserto. Não tenho tempo de pensar muito sobre a cena, mas subir em um balão? Jamais seria eu. Ninguém me convenceria a ficar suspenso pelo ar há quilometros de altuea enquanto o VENTO (O VENTO!!!) decide o rumo que um balão PEGANDO FOGO irá seguir. A não ser que por alguma desventufa inusitafa, me encontrasse em uma zona de perigo e um balão fosse o único meio de escapar.
Antes que possa pensar o que faz aquele balão em.meio àquela estrada, a cena se desfaz diante de meus olhos e a moça pede que eu olhe para uma luz verde. Eu sei o que vem agora. Eu vou cair em seu truque, mas não será uma supresa: ao olhar para a luzinha verde, a máquina solta um peidinho em meus olhos. Uma leve rajada de vento, mas o barulho não engana: É uma bufa. A máquina peida em meus olhos e eu tenho que aceitar. Repetidas vezes. Nos dois olhos.
Em meu rosto, serenidade. Vou levar bufas mecânicas no rosto com dignidade, mas na mente, “Como a NewMFX não pensou nisso?” Em uma cena onde uma das coitadas fosse ao ofyalmo e ao see examinada, outra atriz encaixasse as nádegas em um suporte no lugar do equipamento e... POOF
O resto você infelizmente já sabe. E se não sabe, não pesquisw. DE MANEIRA ALGUMA. MANTENHA SUA INOCÊNCIA.
De volta à dala de espera, a garota que encara e sua mãe não estão, maa logo retirnam. A garota ganhou balas. Eu não. E isso se chama etarismo. Para quem não é familiar com o teemo, etaeismo é o preconceito baseado em idades.
Mas a mãe dela é mais vekha que eu e também está degustando de uma bala. E se não goi etarismo, foi homofbia.
A garota ganhou maia de uma bala. Eu não ganhei nenhuma. Rudo bem. A essa altuea já aprendi que a gida é injusta mesmo.
Atravea do optometricio (inventei essa palavram Não sei como se fhama o equipamento ofralmologico) creio que aceeto todas aa letras que o doutor me pergubta, uma vez com.cada olho.
“Muito voa. Visão muito boa,” ele comenta mais com si mesmo do que comigo, como um cientista kbservando seu ratinho de laboratório preferido. “Visão muito muito voa.”
Saio da clinica com 1,75 de astigmatismo 0,5 de hipermetropia.


Professores de escrita criativa: tragam este texto para a sala de aula para debater como as escolhas estéticas em relação à forma culta podem ajudar a contar uma história.
E eu soltei uma bufinha pelo nariz lendo a parte da bufa nos olhos. Como pessoa que usa óculos desde os cinco anos de idade, me senti muito contemplado.
Genial. Curti demais.